Epson quer transformar Parceiros em “Eco-Inkfluencers”

A Paulus Cópia, parceiro da Epson em Portugal, à já dois anos, esteve presente no encontro Business + Partner Programme,onde a Epson apresentou novas soluções de negócio

A mensagem da Epson, no encontro Business + Partner Programme que se realizou em Madrid, foi contemporânea e consciente: sejam influencers – ou INKfluencers, como a Epson lhes chama, mas de uma perspetiva ecológica.

Raul Sanahuja, Communication Manager, começou por falar dos grandes desafios, não só da Epson, mas do planeta. Procupações como as emissões de CO2 ou o facto de no futuro “haver mais plástico do que peixes nos mares” são o mote para uma missão amiga do ambiente nos planos de negócio da empresa. “Continuar a inovar, mas sempre de forma sustentável”, reitera Óscar Visuña, Head of Business Sales.

A mensagem é de que a Epson está preparada para o desafio ambiental, mas para isso precisa dos seus Parceiros. Visuña lembrou que “ainda não há uma lei de compra pública ecológica”, mas que a empresa tem cumprido o seu papel em ações de lobby com “os partidos políticos” para explicar a sua posição e as tecnologias que diminuem o impacto ambiental, tratando-se de um grande passo para legislar sobre o assunto, acreditam.

Raul Sanahuja chamou para a frente do público um carrinho com o desperdício causado pela impressão de 800 mil páginas em formato convencional. Depois, explicou com Óscar Visuña que as novas embalagens de tinta da Epson são recicláveis, e “colocam-se no contentor amarelo”, diminuindo grandemente o desperdício, e com perspetivas de o tornar nulo. Noutra apresentação prática, mostrou-se aos Parceiros, através de um sistema de lâmpadas acesas, a comparação entre o gasto energético convencional e o gasto energético que a Epson propõe com os seus equipamentos: uma diferença de cem para quatro luzes acesas é a escala possível.

Joan Escoté, Epson CSR Specialist, diz que para os cerca de 150 participantes chegarem ao evento gastaram-se, em transporte, seis toneladas de CO2. Apesar disso, e através do programa Co2mpensa Madrid, que consiste em plantar árvores, é possível reverter esse impacto ambiental. Reforçando-se este propósito, os cartões identificativos dados aos participantes, feitos em papel e sementes, também poderão ser plantados.

Num encontro profundamente marcado pela mensagem ecológica, esta apresentação foi essencial para que os Parceiros não esqueçam a sua missão de Eco-InkFluencers.